domingo, 7 de outubro de 2012

Mapa conceitual sobre o texto Identidade e Diferença:

Em meu mapa-desenho, procurei retratar a situação dos sérvios e croatas. É através dessa situação que o conceito de identidade é trabalhado, e o que implica essa tal identidade.O livro de Tomaz Tadeu da Silva, Stuart Hall e Kathryn Woodward inicia-se com um texto do escritor e jornalista Michael Ignatieff, sobre as situação de guerra na antiga Iugoslávia.Nela, homens croatas e sérvios trocam tiros e ofensas, em uma batalha sangrenta. No entanto, segundo Michel:

“ Todo mundo conhece todo mundo: eles foram, todos à escola juntos (...) Todas noites, eles se comunicam pela radio “faixa  cidadão” e trocam insultos – tratando-se pelos respectivos nomes”

Ao questionar, para um sérvio, as diferenças existentes entre os sérvios e os croatas, o homem responde que tem nas mãos um cigarro sérvio. Do outro lado da batalha, fuma-se cigarros croatas.O homem que responde a questão parece perturbado, e por final, responde que todos são, sérvios e croatas, lixo dos Bálcãs.

Para os autores, esse depoimento retrata uma HISTÓRIA DE IDENTIDADES. As identidades adquirem sentido por meio da linguagem e dos sistemas simbólicos pelas quais são representadas (no caso, o cigarro sérvio serve de símbolo para os sérvios)

Seguindo este pensamento, a autora fala que a identidade é RELACIONAL, ou seja, a identidade depende de algo fora dela para existir. Os sérvios são não-croatas, e os croatas são não-sérvios . A identidade é marcada pela DIFERENÇA.

Essa diferença é sustentada pela exclusão. Se eu sou sérvia, não posso ser croata.

“Uma das formas pelas quais as identidades estabelecem suas reivindicaçõs  é por meio do apelo de antecedentes históricos:” –  ou seja, ao reivindicar um personagem histórico para si, um líder, ou “quem chegou primeiro a que lugar” estão afirmando suas identidades. Com o texto e as reflexões em aula, entendi que, para criarmos a nossa identidade, nos ornamentamos de roupas, jóias, maquiagem e cabelo que nos caracterizem como pertencententes de um determinado grupo.
 

 

2 comentários:

  1. Oi querida,

    achei interessante a tua representação sobre identidade, mas senti falta de um texto explicativo.
    Seguimos...
    Um carinhoso abraço,
    Profa. Nádie

    ResponderExcluir
  2. Oi Natália,

    O texto contribuiu para elucidar a ideia representada graficamente. Ficou ótimo!

    Abraços,

    Profa. Nádie

    ResponderExcluir